Notícias sobre o projeto Inclusive Courts e atividades conexas.

Patrícia Jerónimo na ICON-S 2021 Mundo Conference

Patrícia Jerónimo apresentou uma comunicação intitulada “Gender and culture in the courtroom: Notes from Southern Europe”, integrada no painel Gender in the Courtroom da conferência mundial sobre o Futuro do Direito Público organizada online pela International Society of Public Law (ICON-S).

Patrícia Jerónimo discute feminismo e multiculturalismo em conferência da Associação das Juízas Portuguesas (AJP)

Patrícia Jerónimo participou com Sara Araújo, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, numa conferência organizada pela Associação das Juízas Portuguesas (AJP) subordinada ao tema Sentido do Feminismo no Séc. XXI.

InclusiveCourts apresentado no Encontro Ciência 2021

O projeto InclusiveCourts foi apresentado por Patrícia Jerónimo, num painel intitulado “Igualdade, Inclusão e Cidadania I”, integrado no programa de sessões temáticas do Encontro Ciência 2021, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2021.

O projeto InclusiveCourts volta a participar no Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica, agora, com a aluna Maria João Alves

Maria João Alves, aluna do 3.º ano do Curso de Direito da Universidade do Minho, foi selecionada para desenvolver um projeto de investigação de seis meses, em conjunto com a equipa do InclusiveCourts, no quadro do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021.

InclusiveCourts presente na Conferência Europeia das Humanidades (EHC), 5 - 7 de maio de 2021

O projeto InclusiveCourts foi apresentado em vídeo na Mostra I&D Europeia em Humanidades, patente no quadro da Conferência Europeia das Humanidades 2021, que decorreu entre 5 e 7 de maio de 2021, na Fundação Calouste Gulbenkian e em formato online.

Ana Rita Simões Ribeiro recebe Prémio UMinho de Iniciação na Investigação

O projeto desenvolvido pela estudante de Direito Ana Rita Simões Ribeiro, no âmbito da iniciativa Prémio UMinho de Iniciação na Investigação, foi um dos premiados pelo júri do Prémio, na sessão que decorreu no dia 30 de abril de 2021, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Manuela Ivone Cunha e Patrícia Jerónimo participam em Ação de Formação do CEJ

Manuela Ivone Cunha e Patrícia Jerónimo apresentaram o projeto InclusiveCourts no quadro da Ação de Formação Contínua do Centro de Estudos Judiciários, subordinada ao tema “Multiculturalidade e Direito”, que teve lugar online no dia 12 de abril de 2021.

Fernando Ferreira Alves e Patrícia Jerónimo participam no colóquio Humanity/Humanities on the Move

Os investigadores Fernando Ferreira Alves e Patrícia Jerónimo intervieram como oradores no colóquio Humanity/Humanities on the Move, que foi organizado pelo grupo EHum2M (Humanistic Studies on Migrations & Marginalization) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e decorreu online nos dias 8 e 9 de abril de 2021.

Andreia Sofia Pinto Oliveira e Benedita Mac Crorie participam em workshop sobre direitos e tribunais face à COVID-19

As investigadoras do InclusiveCourts Andreia Sofia Pinto Oliveira e Benedita Mac Crorie intervieram como oradoras no workshop Rights and Courts in the COVID-19 Pandemic: A comparative perspective from Spain and Portugal, com uma comunicação intitulada “Voting during emergency: a challenge to the Portuguese Constitutional System”.

Patrícia Jerónimo é uma das 101 investigadoras nacionais representadas no livro Mulheres na Ciência 2021

Teve lugar, no dia 8 de março de 2021, a apresentação da nova edição do livro Mulheres na Ciência, promovida pela Ciência Viva. Este volume reúne mais de uma centena de retratos de investigadoras portuguesas que se destacaram, em diferentes domínios de investigação, no panorama científico nacional.

Investigadoras do projeto InclusiveCourts participam em workshop sobre Democracia e Comunicação Social

As investigadoras Andreia Sofia Pinto Oliveira, Clara Calheiros e Patrícia Jerónimo intervieram como oradoras no workshop sobre Democracia e Comunicação Social, organizado no âmbito do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), com a participação de vários investigadores do Centro.

Patrícia Jerónimo participa em conferência da Hipácia sobre o fenómeno migratório em Itália e em Portugal

Patrícia Jerónimo apresentou uma comunicação sobre as políticas de integração e a proteção dos direitos dos migrantes internacionais em Itália e em Portugal, no quadro da conferência organizada pela Associação dos Investigadores Italianos em Portugal (Hipácia), no dia 26 de fevereiro de 2021.

Patrícia Jerónimo discute o tratamento das minorias pelas autoridades em Portugal

Patrícia Jerónimo esteve à conversa com a socióloga Fátima da Cruz Rodrigues, da Universidade do Porto, numa sessão da webinar series “Academia à Conversa”, promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), subordinada ao tema “Tratamento de minorias pelas autoridades em Portugal”.

Miriam Rocha defende tese de doutoramento

As Provas de Doutoramento da investigadora Miriam Rocha tiveram lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, no dia 29 de outubro de 2020. A tese, intitulada Intersecções entre Igualdade e Género: Novos Desafios ao Direito, foi aprovada com a menção de Muito Bom.

Miriam Rocha participa em debate a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020

A investigadora Miriam Rocha interveio como oradora no debate promovido pela Universidade do Minho e pela Universidade de Aveiro, no dia 3 de dezembro, para assinar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O debate, que teve lugar online, teve como objetivo reunir reflexões e propostas com vista ao reforço dos principais eixos estratégicos da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (que se encontra em consulta pública), designadamente ao nível da cidadania, educação e emprego.

Patrícia Jerónimo discute migrações internacionais, populismos e integração social em Portugal e na Europa

Patrícia Jerónimo esteve à conversa com Emellin de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, numa sessão dedicada aos Refugiados no ciclo de debates “Falar Direito”, promovido pela Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM). A sessão teve lugar no dia 30 de outubro de 2020, entre as 21:00 e as 22:30 horas, e foi transmitida online através da página de Facebook da AEDUM.

Projeto InclusiveCourts presente na 16.ª conferência bienal da European Association of Social Anthropologists, 24 de julho de 2020

Manuela Ivone Cunha e Patrícia Jerónimo organizaram, em conjunto com Alison Dundes Renteln (University of Southern California), um painel intitulado Law and Culture in Court, incluído no programa da 16.º conferência bienal da European Association of Social Anthropologists (EASA), que decorreu online nos dias 20 a 24 de julho de 2020.

Patrícia Jerónimo modera debate sobre migrações e asilo na Europa

A convite da Associação de Estudantes da Universidade do Minho, Patrícia Jerónimo interveio como moderadora no painel intitulado “A Europa como Refúgio”.

Jean-Yves Durand participa na Conferência Virtual da Law and Society Association, 28 de maio de 2020

Jean-Yves Durand participou no encontro anual da Law and Society Association, este ano subordinado ao tema Rule and Resistance, que decorreu online nos dias 27 a 31 de maio de 2020.

Finalista do Curso de Direito, Ana Rita Simões, desenvolve spin-off do projeto InclusiveCourts

Ana Rita Simões, finalista do Curso de Direito da Universidade do Minho, foi selecionada para desenvolver um projeto de investigação de seis meses, em conjunto com a equipa do InclusiveCourts, no quadro do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2020.

Patrícia Jerónimo foi distinguida com o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho 2020

No passado dia 17 de fevereiro, a Diretora do JusGov, Prof.ª Doutora Patrícia Jerónimo, foi distinguida com o Prémio de Mérito Científico UMinho 2020, no âmbito das comemorações do 46.º aniversário da Universidade do Minho.

Patrícia Jerónimo no I Congresso Digital da AEDUM

No dia 28 de abril de 2020, Patrícia Jerónimo participou no I Congresso Digital, organizado pela Associação de Estudantes da Escola de Direito da Universidade do Minho

Inês Granja no II Encontro sobre os Desafios à Cidadania Ativa no Século XXI

No dia 23 de janeiro de 2020, a investigadora Inês Granja co-orientou, com Patrícia Fernandes, docente na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, uma formação para Professores do Ensino Secundário subordinada ao tema Multiculturalismo, Integração e Direitos Humanos.

Patrícia Jerónimo e Maria Cardeira da Silva no Encontro sobre Mobilidades e Direitos Humanos

Patrícia Jerónimo interveio, a convite da Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães, Juíza Desembargadora Raquel Rego, na conferência temática que teve lugar no dia 6 de dezembro de 2018, em Guimarães, integrada nas comemorações nacionais dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Investigadoras do projeto InclusiveCourts participam no Workshop Desafios do Direito: Diálogos Luso-Brasileiros

As investigadoras Cristina Dias, Clara Calheiros, Patrícia Jerónimo e A. Sofia Pinto Oliveira participaram na segunda edição do Workshop Desafios do Direito: Diálogos Luso-Brasileiros, subordinado ao tema “Direitos humanos, ética e religião”.

Benedita Mac Crorie participa no World Bioethics Day Cultural Diversity

Benedita Mac Crorie participou nas celebrações nacionais do Dia Mundial da Bioética, promovidas pela representação portuguesa da Cátedra UNESCO em Bioética, presidida por Rui Nunes.

III Workshop InclusiveCourts

O terceiro workshop do projeto InclusiveCourts teve lugar no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, no dia 27 de setembro de 2019. As comunicações versaram sobre questões conceptuais (cultura, Xaria), a argumentação nas decisões judiciais e a intersecção entre diferença cultural e várias áreas do Direito (Direito da Família, Direito Penal, Direito Funerário).

II Workshop InclusiveCourts

O segundo workshop do projeto InclusiveCourts teve lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, no dia 16 de julho de 2019. As comunicações versaram sobre multiculturalismo, feminismo, diversidade linguística, dignidade humana, pluralismo jurídico e a intersecção entre diferença cultural e várias áreas do Direito (Direito Constitucional, Direito Penal).

Investigadores do InclusiveCourts participam no Congresso sobre a Convenção Europeia dos Direitos Humanos

Vários investigadores da equipa do projeto InclusiveCourts – Patrícia Jerónimo, Clara Calheiros, Mário Monte, Pedro Freitas, Flávia Noversa Loureiro, Benedita Mac Crorie, A. Sofia Pinto Oliveira, Teresa Moreira, Cristina Dias e Inês Granja – intervieram como oradores na sessão do Porto do Congresso sobre a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e Protocolos Adicionais.

Miriam Rocha participa no IVR World Congress

Miriam Rocha participou como oradora no IVR World Congress 2019, subordinado ao tema “Dignity, democracy, diversity”, com uma comunicação intitulada “Dignity and equality: A fruitful or a sterile relationship?”.

I Workshop InclusiveCourts

O primeiro workshop do projeto InclusiveCourts teve lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, no dia 12 de junho de 2019. As comunicações versaram sobre questões terminológicas e conceptuais, princípios fundamentais e práticas de tradução.

Investigadoras do InclusiveCourts no Law and Society Association Annual Meeting

Patrícia Jerónimo, Manuela Ivone Cunha, Benedita Mac Crorie e Miriam Rocha intervieram como oradoras no Encontro Anual da Law and Society Association, que este ano decorreu em Washington DC, entre 30 de maio e 2 de junho de 2019.

Patrícia Jerónimo no Seminário Nós e os Outros: Alteridade, Políticas Públicas e Direito

Patrícia Jerónimo interveio como oradora, com uma comunicação sobre diversidade religiosa e cultural, no Seminário Nós e os Outros: Alteridade, Políticas Públicas e Direito, organizado por Anabela Costa Leão, Jorge Gracia Ibáñez e Luísa Neto, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Inês Granja participa em encontro de estudantes de doutoramento sobre o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

No dia 29 de março de 2019, Inês Granja participou no XX Encontro Anual de Estudantes de Doutoramento organizado pela Universidade de Nottingham, com a comunicação “It’s all about integration: Remarks on freedom of religion in the case-law of the ECtHR”.

Apresentação do Projecto InclusiveCourts

Apresentação do projeto InclusiveCourts na sessão comemorativa dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, Tribunal da Relação de Guimarães, 6 de dezembro de 2018.