Legados coloniais e democratização no mundo lusófono

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolheu, nos dias 11 a 13 de setembro de 2024, a conferência de aniversário da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) subordinada ao tema Democratização e Autocratização.

Patrícia Jerónimo interveio como oradora num painel sobre legados coloniais e democratização no mundo lusófono, coordenado por Tiago Fernandes (IUL-ISCTE, Portugal) e Olukunle Owolabi (Villanova University, USA), com uma comunicação intitulada “Citizenship, Immigration, and Multiculturalism in Democratic Portugal”. O painel teve ainda intervenções de Tiago Fernandes e Olukunle Owolabi, Bernardo Pinto da Cruz (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) e António Raimundo (Universidade do Minho, Portugal). Mark Beissinger (Princeton University, USA) e Michael Coppedge (University of Notre Dame, USA) intervieram como discussants.

A convite dos organizadores da conferência, Patrícia Jerónimo interveio ainda como discussant no painel sobre cidadãos e identidades em processos de democratização/autocratização, coordenado por Carmelo Cattafi (ITESM, México) e em que intervieram como oradores, para além de Carmelo Cattafi, Jean-Nicolas Bordeleau (University of Ottawa, Canadá), Rodney Hero (Arizona State University, USA) e Günce Sabah Eryılmaz (Bahcesehir University, Turquia).

O programa da conferência está disponível aqui.