Notícias sobre o projeto Inclusive Courts e atividades conexas.

Direitos das minorias discutidos com estudantes da Universidade Nacional Kyiv-Mohyla (Ucrânia)

Patrícia Jerónimo falou aos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nacional Kyiv-Mohyla, a convite da Prof. Myroslava Antonovych, Diretora do Centro de Estudos sobre Direitos Humanos e Genocídio.

Congresso Internacional de Direitos Humanos em Alenquer

No quadro do projeto Dignipédia Global – em que participam vários investigadores do JusGov e do projeto InclusiveCourts –, teve lugar, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023, um congresso internacional intitulado Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em Contexto de Globalização.

Diálogo América Latina-Europa sobre igualdade, diversidade cultural e prestações sociais

Patrícia Jerónimo foi uma das oradoras convidadas do seminário internacional que teve lugar na Universidade Alemã de Ciências Administrativas Speyer (Deutsche Universität für Verwaltungswissenschafte Speyer), entre 1 e 4 de desembro de 2023, subordinado ao tema Dialogo entre América Latina y Europa: El Principio de Igualdad, la Diversidad Cultural y las Prestaciones Sociales.

Congresso de Língua e Direito no Porto

O Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP/P.PORTO) e a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa acolheram o Congresso de Língua e Direito, nos dias 26 e 27 de outubro de 2023.

Novo projeto sobre o Direito à Memória apresentado em Lisboa

Patrícia Jerónimo foi convidada pelos coordenadores do projeto Realidade Mnemónica: Investigando o Impacto das Leis da Memória sobre a Realidade e da Realidade sobre as Leis da Memória, José Eduardo Franco e Susana Mourato Alves-Jesus, da Universidade Aberta, para participar como oradora na conferência internacional de lançamento do projeto, que teve lugar no edifício da Universidade Aberta, em Lisboa, e online, no dia 20 de outubro de 2023.

Ideologias identitárias e direitos humanos discutidos na Escola de Direito da UMinho

Patrícia Jerónimo interveio como oradora na Conferência sobre Ideologia e Direito que teve lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) nos dias 19 e 20 de outubro de 2023. A Conferência foi organizada por João Sérgio Ribeiro e Andreia Rodrigues, da EDUM, e contou com a participação de docentes e investigadores de várias áreas disciplinares e instituições de ensino superior portuguesas e estrangeiras.

Diversidade cultural nos tribunais objeto de formação da EJTN em Viena

A Rede Europeia de Formação Judicial – European Judicial Training Network (EJTN) – promoveu, em colaboração com o Departamento de Direito e Antropologia do Instituto Max Planck para a Antropologia Social, uma formação de dois dias sobre diversidade cultural nos tribunais para juízes oriundos de toda a Europa. A formação decorreu no edifício do Ministério da Justiça austríaco, em Viena, nos dias 16 e 17 de outubro de 2023.

Conferência CUREDI sobre tradução e justiça em sociedades plurais

A equipa do projeto CUREDI, liderada por Marie-Claire Foblets, organizou a conferência anual do projeto no Instituto Max Planck para a Antropologia Social, em Halle, nos dias 11 a 13 de outubro de 2023. A edição deste ano teve como tema agregador Tradução e Justiça em Sociedades Plurais: Um Exercício Complexo e Desafiante.

Influência de fatores sociais sobre a prática judicial discutida em tese de doutoramento na Universidade de Coimbra

No âmbito do programa de doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, da Universidade de Coimbra, o juiz Nuno Miguel Pereira Ribeiro Coelho defendeu, no dia 6 de outubro de 2023, uma tese de doutoramento intitulada Organização do Sistema Judicial e Jurisdição: Para uma Sistemática Alargada da Realização do Direito pelo Juiz, em que se propôs dilucidar quais os fatores que influenciam e condicionam a tomada de decisão jurisdicional.

Direitos Humanos e Diferença Cultural na América Latina

Lorena Ossio Bustillos, do Instituto Max Planck de Direito Social e Política Social de Munique, e Ingo Wolfgang Sarlet, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, partilharam com docentes e investigadores da Universidade do Minho perspetivas sobre a relação dos direitos humanos com a diversidade cultural a partir das experiências da Bolívia e do Brasil, entre outros Estados da América Latina.

Antissemitismo, racismo e xenofobia discutidos na Universidade do Minho

A Universidade do Minho acolheu a edição de 2023 da conferência intercalar da Sociedade Europeia de Sociologia (ESA), sobre antissemitismo, racismo e xenofobia, numa coorganização de Maria José Casa-Nova (CIED), Manuela Ivone Cunha (CRIA) e Patrícia Jerónimo (JusGov). A conferência teve lugar nos dias 7 e 8 de setembro, no edifício do Instituto da Educação, e reuniu académicos de várias nacionalidades e perfis disciplinares.

Resultados do InclusiveCourts apresentados em Puerto Rico

Patrícia Jerónimo apresentou os resultados do projeto InclusiveCourts no encontro anual da Law & Society Association, que teve lugar em San Juan, Puerto Rico, entre os dias 1 e 4 de junho de 2023.

Workshop sobre métodos no Instituto Universitário Europeu de Florença

Patrícia Jerónimo e Ximene Rego intervieram como oradoras num workshop que teve lugar no Instituto Universitário Europeu de Florença, em 13 de abril de 2023. O workshop versou sobre a realização de entrevistas com juristas no quadro de investigação sociojurídica e foi uma oportunidade para Patrícia Jerónimo e Ximene Rego partilharem as suas experiências no projeto InclusiveCourts,(...)

Sessão com a OAB São Paulo sobre a criminalização da mutilação genital feminina em Portugal

Patrícia Jerónimo foi convidada pela Presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo, Subsecção São Bernardo do Campo – Dra. Gabriela Horvath –, para intervir como oradora numa sessão sobre O Direito Internacional e a Lei contra a Mutilação Genital Feminina (MGF) em Portugal.

Mariana Pinto defende dissertação sobre discriminação étnico-racial em Portugal

Mariana Pinto, estudante do Mestrado em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho, defendeu a sua dissertação de Mestrado no dia 13 de fevereiro de 2023, tendo obtido a classificação de 18 valores (excelente).

Louise Massochini Zwartjes defende dissertação sobre integração das comunidades ciganas em Portugal

Louise Massochini Zwartjes, estudante do Mestrado em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho, defendeu a sua dissertação de Mestrado no dia 19 de janeiro de 2023, tendo obtido a classificação de 16 valores (Muito Bom).

Homenagem a Benedita Mac Crorie, no primeiro aniversário do falecimento

A Escola de Direito da Universidade do Minho reuniu colegas, amigos e familiares de Benedita Mac Crorie, para uma homenagem por ocasião do primeiro aniversário do seu falecimento. A sessão de homenagem decorreu no auditório nobre da Escola de Direito, no dia 14 de dezembro de 2022.

Dia internacional dos Direitos Humanos assinalado na Escola de Medicina da UMinho

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) organizou, no dia 12 de dezembro de 2022, uma sessão comemorativa do Dia internacional dos Direitos Humanos, subordinada ao tema “Portugal de Portas Abertas: Direitos das Pessoas Migrantes e Refugiadas”, com a participação de académicos, ativistas e mediadores interculturais.

InclusiveCourts apresentado na Semana da Ciência e da Tecnologia 2022

O projeto InclusiveCourts foi escolhido para representar o Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) na Semana da Ciência e da Tecnologia 2022, promovida pela Ciência Viva entre 19 e 27 de novembro de 2022.

Patrícia Jerónimo discute liberdade de religião na FDUP

Patrícia Jerónimo foi uma das oradoras convidadas na sessão, organizada pela Associação Europeia de Estudantes de Direito da Universidade do Porto, sobre Direito à Liberdade Religiosa e de Culto.

InclusiveCourts colabora com projeto alemão sobre antissemitismo

Patrícia Jerónimo e Ximene Rego conduziram, em conjunto com Carolin Lerch (Instituto Universitário Europeu de Florença/Universidade Humboldt de Berlim) e Moritz Schramm (Universidade Humboldt de Berlim), um workshop sobre a realização de entrevistas em projetos de investigação em Direito, a convite de investigadores do projeto Struggling for Justice – Anti-Semitism as a Judicial Challenge.

Equipa do InclusiveCourts apresenta resultados

Os resultados do projeto InclusiveCourts para o período 2018-2022 foram apresentados no dia 28 de outubro de 2022, numa sessão que contou com a participação ativa de magistrados judiciais e do Ministério Público, que foram convidados a comentar as apresentações feitas pela equipa.

Sessão sobre diversidade cultural no Instituto Universitário Europeu de Florença

O Centro para a Cooperação Judicial do Centro Robert Schuman do Instituto Universitário Europeu de Florença organizou, no dia 30 de setembro de 2022, uma sessão sobre diversidade cultural e direitos das minorias nos tribunais nacionais, com especial atenção ao estado da questão em Portugal.

Inês Granja participa na 6ª Conferência ICLARS

Inês Granja foi uma das oradoras da 6ª conferência bienal do International Consortium for Law and Religion Studies, dedicada à Dignidade Humana, Direito e Diversidade Religiosa: Desenhando o Futuro de Sociedades Interculturais, que decorreu em Córdoba, nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2022.

Patrícia Jerónimo no Instituto Max Planck de Munique

Patrícia Jerónimo esteve no Max Planck Institute of Social Law and Social Policy de Munique, como investigadora visitante, entre 19 e 21 de setembro de 2022, tendo apresentado uma comunicação sobre diversidade cultural e os desafios de uma justiça inclusiva em Portugal.

Equipa do InclusiveCourts participa no encontro anual da Law and Society Association em Lisboa

Vários investigadores que integram a equipa do InclusiveCourts participaram como oradores no encontro anual da Law and Society Association que, este ano, decorreu no ISCTE-IUL, em Lisboa, entre os dias 13 e 16 de julho.

Patrícia Jerónimo participa em conferência sobre Feminismo, Direito e Cidadania na Sorbonne

Patrícia Jerónimo participou como oradora na conferência internacional sobre Feminismo, Direito e Cidadania que decorreu na Universidade Paris I – Panthéon Sorbonne nos dias 11 e 12 de julho de 2022.

Flávia Noversa Loureiro discute discurso de ódio e crimes de ódio

Flávia Noversa Loureiro participa como oradora no Colóquio Internacional sobre Discurso de Ódio, organizado pelo projeto NETLANG do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, que decorre entre 7 e 9 de julho de 2022.

Patrícia Jerónimo participa em seminário internacional sobre religião e antidiscriminação na prática judicial

Patrícia Jerónimo foi uma das oradoras convidadas do seminário internacional organizado pela Escola de Direito da Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, no dia 7 de junho de 2022. O seminário teve como tema a tensão entre a proteção da liberdade de religião e a proteção contra tratamentos discriminatórios fundados no género e na orientação sexual, por exemplo, atentando especialmente ao modo como esta tensão é arbitrada na prática judicial.

Patrícia Jerónimo emite parecer a convite do Parlamento britânico

Patrícia Jerónimo foi convidada pelo Comité de Justiça e Assuntos Internos do Parlamento britânico a pronunciar-se sobre o teste de competências cívicas (Life in the UK test) que é exigido aos candidatos à cidadania britânica.

Investigadores do projeto InclusiveCourts participam na conferência internacional Humanity/Humanities on the Move

Andreia Sofia Pinto Oliveira, Fernando Ferreira Alves e Maria José Casa-Nova participaram na conferência internacional Humanity/Humanities on the Move, que decorreu no Museu Arqueológico Diogo de Sousa e no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, entre os dias 27 e 29 de abril de 2022.

Projeto InclusiveCourts apresentado no Instituto Universitário Europeu de Florença

Patrícia Jerónimo, que se encontra no Instituto Universitário Europeu de Florença como Jean Monnet Fellow, apresentou a investigação desenvolvida no âmbito do projeto InclusiveCourts, no seminário de investigação do Robert Schuman Centre que teve lugar no dia 13 de abril de 2022, subordinado ao tema Democracy, Law and Politics.

Lançamento do livro A Imagem Predatória da Cidade, da autoria de Ximene Rego

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) promoveu, no dia 9 de abril de 2022, o lançamento do livro A Imagem Predatória da Cidade: Uma Etnografia do Medo, da autoria de Ximene Rego, (...)

Equipa do InclusiveCourts discute diversidade nas relações familiares

A diversidade nas relações familiares foi o tema do webinar organizado por Cristina Dias e Rossana Martingo Cruz, no âmbito do projeto InclusiveCourts.

Patrícia Jerónimo discute obstáculos à livre circulação de trabalhadores na Europa

Patrícia Jerónimo participou como oradora convidada no seminário do projeto MoveS (Freedom of Movement and Social Security Coordination), sobre a liberdade de circulação de trabalhadores em Portugal e os obstáculos trazidos pela pandemia da COVID-19, que teve lugar na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em 29 de março de 2022. O seminário foi organizado por Francisco Pereira Coutinho e Emellin de Oliveira, relatores nacionais no projeto MoveS.

Sofia Pinto Oliveira discute o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal

Sofia Pinto Oliveira participou no debate promovido pela Rádio Antena 1, no dia 16 de março de 2022, sobre o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal.

Sofia Pinto Oliveira comenta Guerra na Ucrânia, na SIC Notícias

Sofia Pinto Oliveira foi convidada pela SIC Notícias para participar como comentadora na edição especial sobre “Guerra na Europa”, exibida no dia 10 de março de 2022, às 15:55 horas.

Patrícia Jerónimo participa em conferência internacional sobre Empatia

Patrícia Jerónimo interveio como oradora na conferência internacional e interdisciplinar intitulada Sympatheia / Einfühlung / Empathy: On the History of Understanding and Feeling Otherness, organizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2022.

Pollynne Cavalcante Holanda defende dissertação sobre integração de refugiados

Pollynne Cavalcante Holanda, estudante do Mestrado em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho e colaboradora do projeto InclusiveCourts, defendeu a sua dissertação de Mestrado no dia 4 de janeiro de 2022, tendo obtido a classificação de 18 valores (Muito Bom).

Nicole Anagnostopoulos Friedrich defende dissertação sobre jurisprudência multicultural

Nicole Anagnostopoulos Friedrich, estudante do Mestrado em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho e colaboradora do projeto InclusiveCourts, defendeu a sua dissertação de Mestrado no dia 3 de janeiro de 2022, tendo obtido a classificação de 18 valores (Muito Bom).

Patrícia Jerónimo discute o combate ao racismo e à discriminação em webinar do Instituto Nacional de Administração

Patrícia Jerónimo foi a oradora convidada do webinar inaugural do ciclo de webINArs organizado pelo Instituto Nacional de Administração (INA), no quadro da aplicação do “Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 – Portugal contra o racismo”.

Maria João Alves galardoada com o Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021

O projeto InclusiveCourts voltou a estar entre os vencedores na edição de 2021 do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica. Maria João Alves, estudante do Curso de Direito na Universidade do Minho, foi uma das galardoadas do painel de Ciências Sociais e Humanas, na sessão de apresentação pública dos projetos a concurso.

Projeto InclusiveCourts apresentado no FIC.A – Festival Internacional de Ciência

A convite da FCT, o projeto InclusiveCourts foi apresentado em vídeo no FIC.A – Festival Internacional de Ciência (FIC.A), que teve lugar de 12 a 17 de outubro de 2021, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal em Oeiras.

Patrícia Jerónimo na ICON-S 2021 Mundo Conference

Patrícia Jerónimo apresentou uma comunicação intitulada “Gender and culture in the courtroom: Notes from Southern Europe”, integrada no painel Gender in the Courtroom da conferência mundial sobre o Futuro do Direito Público organizada online pela International Society of Public Law (ICON-S).

Patrícia Jerónimo discute feminismo e multiculturalismo em conferência da Associação das Juízas Portuguesas (AJP)

Patrícia Jerónimo participou com Sara Araújo, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, numa conferência organizada pela Associação das Juízas Portuguesas (AJP) subordinada ao tema Sentido do Feminismo no Séc. XXI.

InclusiveCourts apresentado no Encontro Ciência 2021

O projeto InclusiveCourts foi apresentado por Patrícia Jerónimo, num painel intitulado “Igualdade, Inclusão e Cidadania I”, integrado no programa de sessões temáticas do Encontro Ciência 2021, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2021.

O projeto InclusiveCourts volta a participar no Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica, agora, com a aluna Maria João Alves

Maria João Alves, aluna do 3.º ano do Curso de Direito da Universidade do Minho, foi selecionada para desenvolver um projeto de investigação de seis meses, em conjunto com a equipa do InclusiveCourts, no quadro do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021.

InclusiveCourts presente na Conferência Europeia das Humanidades (EHC), 5 - 7 de maio de 2021

O projeto InclusiveCourts foi apresentado em vídeo na Mostra I&D Europeia em Humanidades, patente no quadro da Conferência Europeia das Humanidades 2021, que decorreu entre 5 e 7 de maio de 2021, na Fundação Calouste Gulbenkian e em formato online.

Ana Rita Simões Ribeiro recebe Prémio UMinho de Iniciação na Investigação

O projeto desenvolvido pela estudante de Direito Ana Rita Simões Ribeiro, no âmbito da iniciativa Prémio UMinho de Iniciação na Investigação, foi um dos premiados pelo júri do Prémio, na sessão que decorreu no dia 30 de abril de 2021, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Manuela Ivone Cunha e Patrícia Jerónimo participam em Ação de Formação do CEJ

Manuela Ivone Cunha e Patrícia Jerónimo apresentaram o projeto InclusiveCourts no quadro da Ação de Formação Contínua do Centro de Estudos Judiciários, subordinada ao tema “Multiculturalidade e Direito”, que teve lugar online no dia 12 de abril de 2021.

Fernando Ferreira Alves e Patrícia Jerónimo participam no colóquio Humanity/Humanities on the Move

Os investigadores Fernando Ferreira Alves e Patrícia Jerónimo intervieram como oradores no colóquio Humanity/Humanities on the Move, que foi organizado pelo grupo EHum2M (Humanistic Studies on Migrations & Marginalization) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e decorreu online nos dias 8 e 9 de abril de 2021.

Andreia Sofia Pinto Oliveira e Benedita Mac Crorie participam em workshop sobre direitos e tribunais face à COVID-19

As investigadoras do InclusiveCourts Andreia Sofia Pinto Oliveira e Benedita Mac Crorie intervieram como oradoras no workshop Rights and Courts in the COVID-19 Pandemic: A comparative perspective from Spain and Portugal, com uma comunicação intitulada “Voting during emergency: a challenge to the Portuguese Constitutional System”.

Patrícia Jerónimo é uma das 101 investigadoras nacionais representadas no livro Mulheres na Ciência 2021

Teve lugar, no dia 8 de março de 2021, a apresentação da nova edição do livro Mulheres na Ciência, promovida pela Ciência Viva. Este volume reúne mais de uma centena de retratos de investigadoras portuguesas que se destacaram, em diferentes domínios de investigação, no panorama científico nacional.

Investigadoras do projeto InclusiveCourts participam em workshop sobre Democracia e Comunicação Social

As investigadoras Andreia Sofia Pinto Oliveira, Clara Calheiros e Patrícia Jerónimo intervieram como oradoras no workshop sobre Democracia e Comunicação Social, organizado no âmbito do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), com a participação de vários investigadores do Centro.

Patrícia Jerónimo participa em conferência da Hipácia sobre o fenómeno migratório em Itália e em Portugal

Patrícia Jerónimo apresentou uma comunicação sobre as políticas de integração e a proteção dos direitos dos migrantes internacionais em Itália e em Portugal, no quadro da conferência organizada pela Associação dos Investigadores Italianos em Portugal (Hipácia), no dia 26 de fevereiro de 2021.

Patrícia Jerónimo discute o tratamento das minorias pelas autoridades em Portugal

Patrícia Jerónimo esteve à conversa com a socióloga Fátima da Cruz Rodrigues, da Universidade do Porto, numa sessão da webinar series “Academia à Conversa”, promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), subordinada ao tema “Tratamento de minorias pelas autoridades em Portugal”.

Miriam Rocha defende tese de doutoramento

As Provas de Doutoramento da investigadora Miriam Rocha tiveram lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, no dia 29 de outubro de 2020. A tese, intitulada Intersecções entre Igualdade e Género: Novos Desafios ao Direito, foi aprovada com a menção de Muito Bom.

Miriam Rocha participa em debate a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020

A investigadora Miriam Rocha interveio como oradora no debate promovido pela Universidade do Minho e pela Universidade de Aveiro, no dia 3 de dezembro, para assinar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O debate, que teve lugar online, teve como objetivo reunir reflexões e propostas com vista ao reforço dos principais eixos estratégicos da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (que se encontra em consulta pública), designadamente ao nível da cidadania, educação e emprego.

Patrícia Jerónimo modera debate sobre migrações e asilo na Europa

A convite da Associação de Estudantes da Universidade do Minho, Patrícia Jerónimo interveio como moderadora no painel intitulado “A Europa como Refúgio”.

Projeto InclusiveCourts presente na 16.ª conferência bienal da European Association of Social Anthropologists, 24 de julho de 2020

Manuela Ivone Cunha e Patrícia Jerónimo organizaram, em conjunto com Alison Dundes Renteln (University of Southern California), um painel intitulado Law and Culture in Court, incluído no programa da 16.º conferência bienal da European Association of Social Anthropologists (EASA), que decorreu online nos dias 20 a 24 de julho de 2020.

Patrícia Jerónimo discute migrações internacionais, populismos e integração social em Portugal e na Europa

Patrícia Jerónimo esteve à conversa com Emellin de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, numa sessão dedicada aos Refugiados no ciclo de debates “Falar Direito”, promovido pela Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM). A sessão teve lugar no dia 30 de outubro de 2020, entre as 21:00 e as 22:30 horas, e foi transmitida online através da página de Facebook da AEDUM.

Jean-Yves Durand participa na Conferência Virtual da Law and Society Association, 28 de maio de 2020

Jean-Yves Durand participou no encontro anual da Law and Society Association, este ano subordinado ao tema Rule and Resistance, que decorreu online nos dias 27 a 31 de maio de 2020.

Finalista do Curso de Direito, Ana Rita Simões, desenvolve spin-off do projeto InclusiveCourts

Ana Rita Simões, finalista do Curso de Direito da Universidade do Minho, foi selecionada para desenvolver um projeto de investigação de seis meses, em conjunto com a equipa do InclusiveCourts, no quadro do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2020.

Patrícia Jerónimo foi distinguida com o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho 2020

No passado dia 17 de fevereiro, a Diretora do JusGov, Prof.ª Doutora Patrícia Jerónimo, foi distinguida com o Prémio de Mérito Científico UMinho 2020, no âmbito das comemorações do 46.º aniversário da Universidade do Minho.

Patrícia Jerónimo no I Congresso Digital da AEDUM

No dia 28 de abril de 2020, Patrícia Jerónimo participou no I Congresso Digital, organizado pela Associação de Estudantes da Escola de Direito da Universidade do Minho

Inês Granja no II Encontro sobre os Desafios à Cidadania Ativa no Século XXI

No dia 23 de janeiro de 2020, a investigadora Inês Granja co-orientou, com Patrícia Fernandes, docente na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, uma formação para Professores do Ensino Secundário subordinada ao tema Multiculturalismo, Integração e Direitos Humanos.

Patrícia Jerónimo e Maria Cardeira da Silva no Encontro sobre Mobilidades e Direitos Humanos

Patrícia Jerónimo interveio, a convite da Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães, Juíza Desembargadora Raquel Rego, na conferência temática que teve lugar no dia 6 de dezembro de 2018, em Guimarães, integrada nas comemorações nacionais dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Investigadoras do projeto InclusiveCourts participam no Workshop Desafios do Direito: Diálogos Luso-Brasileiros

As investigadoras Cristina Dias, Clara Calheiros, Patrícia Jerónimo e A. Sofia Pinto Oliveira participaram na segunda edição do Workshop Desafios do Direito: Diálogos Luso-Brasileiros, subordinado ao tema “Direitos humanos, ética e religião”.

Benedita Mac Crorie participa no World Bioethics Day Cultural Diversity

Benedita Mac Crorie participou nas celebrações nacionais do Dia Mundial da Bioética, promovidas pela representação portuguesa da Cátedra UNESCO em Bioética, presidida por Rui Nunes.

III Workshop InclusiveCourts

O terceiro workshop do projeto InclusiveCourts teve lugar no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, no dia 27 de setembro de 2019. As comunicações versaram sobre questões conceptuais (cultura, Xaria), a argumentação nas decisões judiciais e a intersecção entre diferença cultural e várias áreas do Direito (Direito da Família, Direito Penal, Direito Funerário).

Miriam Rocha participa no IVR World Congress

Miriam Rocha participou como oradora no IVR World Congress 2019, subordinado ao tema “Dignity, democracy, diversity”, com uma comunicação intitulada “Dignity and equality: A fruitful or a sterile relationship?”.

II Workshop InclusiveCourts

O segundo workshop do projeto InclusiveCourts teve lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, no dia 16 de julho de 2019. As comunicações versaram sobre multiculturalismo, feminismo, diversidade linguística, dignidade humana, pluralismo jurídico e a intersecção entre diferença cultural e várias áreas do Direito (Direito Constitucional, Direito Penal).

Investigadores do InclusiveCourts participam no Congresso sobre a Convenção Europeia dos Direitos Humanos

Vários investigadores da equipa do projeto InclusiveCourts – Patrícia Jerónimo, Clara Calheiros, Mário Monte, Pedro Freitas, Flávia Noversa Loureiro, Benedita Mac Crorie, A. Sofia Pinto Oliveira, Teresa Moreira, Cristina Dias e Inês Granja – intervieram como oradores na sessão do Porto do Congresso sobre a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e Protocolos Adicionais.

Patrícia Jerónimo no Seminário Nós e os Outros: Alteridade, Políticas Públicas e Direito

Patrícia Jerónimo interveio como oradora, com uma comunicação sobre diversidade religiosa e cultural, no Seminário Nós e os Outros: Alteridade, Políticas Públicas e Direito, organizado por Anabela Costa Leão, Jorge Gracia Ibáñez e Luísa Neto, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Inês Granja participa em encontro de estudantes de doutoramento sobre o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

No dia 29 de março de 2019, Inês Granja participou no XX Encontro Anual de Estudantes de Doutoramento organizado pela Universidade de Nottingham, com a comunicação “It’s all about integration: Remarks on freedom of religion in the case-law of the ECtHR”.

Investigadoras do InclusiveCourts no Law and Society Association Annual Meeting

Patrícia Jerónimo, Manuela Ivone Cunha, Benedita Mac Crorie e Miriam Rocha intervieram como oradoras no Encontro Anual da Law and Society Association, que este ano decorreu em Washington DC, entre 30 de maio e 2 de junho de 2019.

Apresentação do Projecto InclusiveCourts

Apresentação do projeto InclusiveCourts na sessão comemorativa dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, Tribunal da Relação de Guimarães, 6 de dezembro de 2018.

I Workshop InclusiveCourts

O primeiro workshop do projeto InclusiveCourts teve lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, no dia 12 de junho de 2019. As comunicações versaram sobre questões terminológicas e conceptuais, princípios fundamentais e práticas de tradução.