O projeto InclusiveCourts volta a participar no Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica, agora, com a aluna Maria João Alves

Maria João Alves, aluna do 3.º ano do Curso de Direito da Universidade do Minho, foi selecionada para desenvolver um projeto de investigação de seis meses, em conjunto com a equipa do InclusiveCourts, no quadro do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021.

Maria João Alves, aluna do 3.º ano do Curso de Direito da Universidade do Minho, foi selecionada para desenvolver um projeto de investigação de seis meses, em conjunto com a equipa do InclusiveCourts, no quadro do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021. O projeto tem como título “Género e diferença cultural na jurisprudência dos tribunais portugueses” e vai decorrer entre 15 de junho e 15 de dezembro de 2021. O projeto consiste em analisar o modo como as questões de género se cruzam com argumentos culturais na jurisprudência dos tribunais portugueses, a partir do inventário de jurisprudência realizado pela equipa do InclusiveCourts e tendo por referência os debates doutrinais sobre igualdade de género, interseccionalidade e multiculturalismo.  O objetivo é construir uma tipologia de casos e publicar um artigo com a síntese analítica numa revista peer reviewed de circulação internacional. Os trabalhos decorrerão sob a orientação de Patrícia Jerónimo, Investigadora Responsável do InclusiveCourts.